regras de um bom atendimento

Regras de um bom atendimento

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     Aprender as regras de um bom atendimento é fundamental para obter sucesso em qualquer tipo de interação com o cliente, independente do cenário. Portanto, é importante saber o que deve ser feito.

 

    O atendimento é uma arte, ninguém aprende somente estudando a teoria. O foco principal deve ser colocar os ensinamentos em prática. A partir disso, a tendência natural é ir melhorando nesse quesito cada vez mais.

 

A princípio, as regras de um bom atendimento, não possuem complicações. Esse texto trará as cinco principais. Bem como, mostrará que essas habilidades podem estar dentro de você e agora é o momento de colocá-las para fora.

 

 

Quais são as 5 regras de um bom atendimento?

 

Se você deseja aprender a realizar um bom atendimento, é o momento de prestar atenção nas 5 principais regras para isso. Sendo assim, os próximos tópicos mostrarão que a tarefa não é tão complicada quanto pode parecer.

 

1. Vista-se de acordo

 

Primeiramente, é importante observar o seu público alvo. Não existe bom atendimento sem estar de acordo com seu local de trabalho, e a razão é simples: não passa credibilidade. Dessa forma, é relevante compreender o ambiente.

 

Por exemplo: em uma loja de surf, a aparência da pessoa pode incluir um visual mais despojado, com boné e bermuda. Um banco por sua vez, exige uma vestimenta mais formal, como uma camisa social. Quando alguém está em sintonia com o seu local de trabalho, existem maiores chances de obter sucesso em seus atendimentos. Sua aparência pode passar autoridade no segmento que está atendendo. 

 

regras de um bom atendimento

 

2. Ouça os clientes

Calma, imagino que o foco inicial seja apenas vender e atingir as metas, certo? Contudo, uma das regras de um bom atendimento é ouvir o cliente passivamente. Assim, fica mais fácil a compreensão do desejo dele e de concluir a venda. Saiba escutar seus desejos e relatos de seus problemas, assim você poderá direcioná-lo para o produto certo. 

 

3. Seja objetivo nas informações

 

Imagine que você trabalha com o público e precisa atender muitas pessoas, assim sendo, é importante ser objetivo. Da mesma forma, o cliente também tem as suas obrigações e por isso, não deseja que o atendimento seja muito demorado.

 

Por outro lado, se existir a necessidade e o cliente desejar que você aprofunde em algo, proceda desse modo. Entretanto, a regra é sempre procurar ser objetivo e muito claro nas informações a serem passadas.

 

4. Evite promessas que não possam ser cumpridas

 

Certamente, esse é um dos erros mais comuns e pode até mesmo ser feito de forma automática, visando realizar a venda. Portanto, procure prestar atenção no que o cliente diz e, se fizer uma promessa, procure cumpri-la. Lembre-se de que ninguém gosta de ser enganado.

 

5. A última das regras de um bom atendimento: Não vise o lucro, o mais importante é atender o cliente

 

Sabemos que vender é importante, mas o cliente precisa ser bem-atendido, independente se irá comprar ou não. Assim sendo, o objetivo principal deve ser atendê-lo, até mesmo porque ele pode ser um futuro comprador.

 

Sob o mesmo ponto de vista, é comum ir a uma loja, perguntar sobre algo e voltar, depois de algum tempo para comprar. Se o atendimento for bem-feito, a probabilidade de isso ocorrer e a compra ser realizada é grande. Contudo, fique atento! o cenário oposto também é válido. Isso vale também para conseguir uma venda recorrente. O bom atendimento irá gerar mais valor na sua empresa e seus clientes irão se tornar promotores de sua marca.

 

6. Dica bônus.

 

Essa regra é uma obrigação! Seja educado. Procure tratar bem o cliente e respeite-o. Busque utilizar a linguagem apropriada para seu público e não julgue pelas aparências. 

 

Por fim, agora que você sabe regras de um bom atendimento, é importante que elas sejam colocadas em prática. O primeiro passo já foi dado: buscar as informações. Em seguida, é apenas o treino. A boa notícia é que depende somente de você. 

 

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Comente aqui as regras que você usa em sua empresa e que acha importante. Seu comentário pode ajudar também outros empreendedores. 😀

 

 

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