Aprender as regras de um bom atendimento é fundamental para obter sucesso em qualquer tipo de interação com o cliente, independente do cenário. Portanto, é importante saber o que deve ser feito.
O atendimento é uma arte, ninguém aprende somente estudando a teoria. O foco principal deve ser colocar os ensinamentos em prática. A partir disso, a tendência natural é ir melhorando nesse quesito cada vez mais.
A princípio, as regras de um bom atendimento, não possuem complicações. Esse texto trará as cinco principais. Bem como, mostrará que essas habilidades podem estar dentro de você e agora é o momento de colocá-las para fora.
Quais são as 5 regras de um bom atendimento?
Se você deseja aprender a realizar um bom atendimento, é o momento de prestar atenção nas 5 principais regras para isso. Sendo assim, os próximos tópicos mostrarão que a tarefa não é tão complicada quanto pode parecer.
1. Vista-se de acordo
Primeiramente, é importante observar o seu público alvo. Não existe bom atendimento sem estar de acordo com seu local de trabalho, e a razão é simples: não passa credibilidade. Dessa forma, é relevante compreender o ambiente.
Por exemplo: em uma loja de surf, a aparência da pessoa pode incluir um visual mais despojado, com boné e bermuda. Um banco por sua vez, exige uma vestimenta mais formal, como uma camisa social. Quando alguém está em sintonia com o seu local de trabalho, existem maiores chances de obter sucesso em seus atendimentos. Sua aparência pode passar autoridade no segmento que está atendendo.
2. Ouça os clientes
Calma, imagino que o foco inicial seja apenas vender e atingir as metas, certo? Contudo, uma das regras de um bom atendimento é ouvir o cliente passivamente. Assim, fica mais fácil a compreensão do desejo dele e de concluir a venda. Saiba escutar seus desejos e relatos de seus problemas, assim você poderá direcioná-lo para o produto certo.
3. Seja objetivo nas informações
Imagine que você trabalha com o público e precisa atender muitas pessoas, assim sendo, é importante ser objetivo. Da mesma forma, o cliente também tem as suas obrigações e por isso, não deseja que o atendimento seja muito demorado.
Por outro lado, se existir a necessidade e o cliente desejar que você aprofunde em algo, proceda desse modo. Entretanto, a regra é sempre procurar ser objetivo e muito claro nas informações a serem passadas.
4. Evite promessas que não possam ser cumpridas
Certamente, esse é um dos erros mais comuns e pode até mesmo ser feito de forma automática, visando realizar a venda. Portanto, procure prestar atenção no que o cliente diz e, se fizer uma promessa, procure cumpri-la. Lembre-se de que ninguém gosta de ser enganado.
5. A última das regras de um bom atendimento: Não vise o lucro, o mais importante é atender o cliente
Sabemos que vender é importante, mas o cliente precisa ser bem-atendido, independente se irá comprar ou não. Assim sendo, o objetivo principal deve ser atendê-lo, até mesmo porque ele pode ser um futuro comprador.
Sob o mesmo ponto de vista, é comum ir a uma loja, perguntar sobre algo e voltar, depois de algum tempo para comprar. Se o atendimento for bem-feito, a probabilidade de isso ocorrer e a compra ser realizada é grande. Contudo, fique atento! o cenário oposto também é válido. Isso vale também para conseguir uma venda recorrente. O bom atendimento irá gerar mais valor na sua empresa e seus clientes irão se tornar promotores de sua marca.
6. Dica bônus.
Essa regra é uma obrigação! Seja educado. Procure tratar bem o cliente e respeite-o. Busque utilizar a linguagem apropriada para seu público e não julgue pelas aparências.
Por fim, agora que você sabe regras de um bom atendimento, é importante que elas sejam colocadas em prática. O primeiro passo já foi dado: buscar as informações. Em seguida, é apenas o treino. A boa notícia é que depende somente de você.
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