Como o Empreendedor pode Superar a Crise do Coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Inegavelmente, o assunto do momento é o novo Coronavírus, ou o Covid-19 nome científico dado a esse novo grupo de vírus. Eventualmente eles causam problemas que vão desde os sintomas de uma gripe a dificuldade respiratória e por consequência podem levar até mesmo a óbito.

Como forma de evitar que o vírus se espalhe, tornou-se necessário que a maioria dos países, bem como seus estados, a instituírem o isolamento social, um exemplo seria a Itália. . Ou seja, fecharam a maioria das empresas, tudo aquilo que não fosse considerado como essencial à vida humana teve suas portas baixadas.

De fato, vários empreendedores ficaram impossibilitados de funcionar e até mesmo se viram sem caminho para trabalhar. Semelhantemente a preocupação de todos com a saúde, chegou também à preocupação com a economia do País. Inevitavelmente os efeitos do coronavírus serão inúmeros nessa área.

Contudo, a fim de auxiliar você empreendedor superar a crise do coronavírus, e manter seu negócio no mercado separamos algumas dicas. Confira agora o que você precisa fazer para seu empreendimento não sofra tantos impactos.

Empreendedores:

Bem como mencionado acima, com todo comércio sem movimentação, muitos empreendedores deixaram de trabalhar e eventualmente de lucrar. Assim sendo, sem a circulação de capital  torna-se inevitável não preocupar com as consequências que isso irá trazer para o negócio.

Ao mencionarmos os empreendedores, nos referimos a todos aqueles que por iniciativa própria abrem seu negócio. Estudam, planejam e organizam meios para entrar no mercado com ideias inovadoras. Um empreendedor faz das oportunidades pontos de partida para o sucesso.

 

A principal característica de quem decide empreender é o acreditar em si mesmo e no potencial dos seus sonhos. Em outras palavras ser um empreendedor é ir muito além de abrir uma empresa,  é lutar por um sonho que foi idealizado. Isso é o que difere um empreendedor de um empresário.

A saber, mesmo sendo adjetivos muito parecidos possuem, no entanto, significados diferentes. Visto que o empreendedorismo inclui inovar constantemente o mercado, trazer algo novo, surpreendente e por muitas vezes único. Enquanto que o empresário é o sujeito que exerce a empresa.

 

Coronavírus e Empreendimentos:

Com a pandemia do coronavírus o mercado sofreu grandes impactos. Muitos empreendimentos tiveram que fechar suas portas a fim de respeitar a quarentena. Por conseguinte,  a economia parou de girar e é inegável que essa realidade afeta, principalmente, aos pequenos empreendedores.

Eventualmente, o coronavírus deixará marcas profundas na economia e os empreendedores vão precisar lidar com elas. Para manter seus empreendimentos funcionando, vão precisar inovar ainda mais. Bem como encontrar maneiras de se consolidar no mercado.

Não apenas aqueles que empreendem abrindo realmente um local físico, existem outros tipos de empreendedores. Em todos os ramos os sinais da crise vão ser sentidos e precisarão ser superados. Veja agora quais são os tipos de empreendedores e o que fazem.

  • Empreendedor individual: É aquele que como pessoa física abre uma empresa. Nesse sentido o seu patrimônio pessoal é interligado com o do negócio.
  • Empreendedor Digital: É aquele que oferece seu produto e ou serviço pela internet. Todo o negócio é realizado de maneira virtual, como por exemplo um e-commerce.
  • Empreendedor Social: É aquele que fica responsável por dar soluções aos conflitos de sociedades. Ou seja, ele atua em empresas de terceiros buscando inovar e melhorar esses negócios.

Por fim, o coronavírus irá atingir todos os tipos de empreendedores, no entanto se faz necessário encontrar meios de driblá-lo. Para ajudar você empreendedor a superar a crise, fique atento a essas dicas:

 

1.  Como Superar a Crise do Coronavírus: Negocie

Incontestavelmente  quando o assunto é superar a crise que o coronavírus deixará aos empreendedores, a primeira medida a ser tomada é: Contatar seu fornecedor, visto que você irá precisar negociar com eles prazos para que seja possível cumprir seus compromissos.

Eventualmente, assim como os empreendedores seus fornecedores serão abalados pela crise. Contudo será preciso entrarem em consenso estabelecendo prazos e formas melhores para quitar as obrigações. Dessa forma é possível que o fornecedor receba, mesmo que com um tempo maior.

Dessa forma, ele mantém seu cliente fiel a seus serviços, que é o empreendedor e  esse, por sua vez, consegue continuar com seu empreendimento. Em busca de resolver rapidamente a situação.

 

2. Reduza Custos

O empreendedor terá nesse momento que reavaliar todos os custos que tem para manter seu empreendimento. Nesse sentido será necessário cortar todos aqueles gastos que não são essenciais ao funcionamento do empreendimento.

Para superar a crise todas aquelas despesas  que não forem necessárias vão precisar deixar de existir.

 

3.  Como Superar a Crise do Coronavírus: Faça um plano de ação

Finalmente, agora que você já sabe proceder a fim de superar a crise negociando com seu fornecedor e reduzindo seus custos, é hora de entrar em ação. Você precisa nesse momento mais do que nunca ser um verdadeiro empreendedor.

Visto que é hora de inovar, de se recriar e fazer com que seu negócio não seja apenas uma opção a mais. Transforme ele em exclusivo, forneça aquilo que mais ninguém disponibilize da mesma maneira. Crie um plano de ação e o coloque imediatamente em prática, invista nesse momento no seu empreendimento. Colocando nele toda sua energia e determinação. Agora é hora de arregaçar as mangas e se dedicar ainda mais ao seu negócio. 

4. Auxílio das Redes Sociais

Sem dúvidas, quando o assunto é empreendedorismo um grande aliado são as redes sociais, à vista disso na hora de superar a crise elas serão fundamentais. A saber, ferramentas como Instagram e Facebook são grandes aliados dos empreendimentos.

Em virtude de alcançarem um número grande de visualizações e expandirem os negócios. Poderão ser, grandes ajudantes na batalha contra a crise. Nesse hiato, podem começar te ajudar agora mesmo, já que possibilitam  encontrar maneiras de inovar seu negócio.

Divulgue seus produtos nas suas redes sociais. Bem como patrocinar publicações para que elas atraiam mais pessoas na sua página. Dessa forma você pode até mesmo realizar vendas pela página virtual.

Hoje em dia é comum negociar através das redes sociais. Agora com esse período de quarentena, este meio de venda vai se tornar ainda mais forte e comum para as pessoas. Por isso, uma das estratégias para sua empresa superar esse período de crise é estar mais conectado do que nunca. Se tem dificuldades em traçar estratégias e gostaria de investir em um marketing digital mais assertivo, a Cafeína Publicitária pode te ajudar. Entre em contato e solicite uma proposta de estratégia para se destacar e melhorar seus resultados. 

 

5.  Como Superar a Crise do Coronavírus: Investir em Delivery

Nesse meio tempo, que o País está assolado pelo vírus e as recomendações são de ninguém sair de casa, empreendimentos que fornecem alimentos ou até mesmo mercados já sofrem. Dado que, muita das vezes tomadas pelo medo, as pessoas não estão indo realizar suas compras.

Tal qual não podem frequentar restaurantes, pizzarias ou ambientes para refeição em geral. Nesse período, esses negócios,  como também aqueles que trabalham com a venda de mercadorias, já sofrem com a falta do cliente e do giro de capital.

Uma maneira de superar a crise para esses empreendedores é investir em serviços de delivery. Dessa forma aumentar seus mecanismos para entregar seus produtos, sejam eles alimentos, itens de supermercado,  cosméticos e até mesmo eletrônicos.

Facilitar que o cliente receba o produto em casa vai te ajudar a dar uma reerguida em seu empreendimento. Visto que, atendendo com qualidade, rapidez e eficiência e entregando o produto você consegue atrair clientes para o seu negócio. 

Crie promoções e se conseguir ofereça entrega grátis, mesmo que diminua sua margem de lucro, você vai conseguir mais pedidos e girar seu estoque. Agregue valor na entrega com bilhetes e cuidados de higiene. Pequenos detalhes podem fazer a diferença, principalmente em meio a atual situação . 

6. Invista em Vendas Online

De fato, o empreendedor terá que se reinventar no cenário atual para superar a crise. Nesse momento, levar seu negócio para a plataforma virtual pode ser de grande ajuda. Uma vez que você continuará vendendo seu produto ou oferecendo seu serviço, assim como realizando negócios pela Internet.

A principio encontre uma plataforma que seja ideal para seu negócio. Para ilustrar se você trabalha com a venda de alimentos a ferramenta ideal será: Aplicativos que são os intermediários entre a venda e entrega das refeições, como por exemplo os mais conhecidos Uber Eats e Ifood.

Caso você trabalhe com a venda de produtos, uma plataforma que pode te auxiliar a expandir seu mercado é o Mercado Livre. Visto que, lá você anuncia e vende seu produto, do mesmo modo que  envia ele para todo País. De fato, é essencial encontrar um mecanismo que te permita realizar negócios online.

Se desejar ir para um patamar mais profissional e ter seu próprio site de vendas online, existem plataformas que dão uma solução robusta e simples para você. Sites como Loja Integrada e NuvemShop entregam essa solução, onde você, empreendedor pode vender seus produtos online com um site que possui a identidade da sua marca. Caso queira ter seu site de vendas online a Cafeína Publicitária pode te auxiliar a executar todo o processo de criação e implementação. Juntamente com estratégias de marketing e venda. 

7.  Como Superar a Crise do Coronavírus: Não desista do seu empreendimento

Por fim, enfrentaremos dias difíceis, mas que com dedicação planejamento e inovação serão superados. Você pode e vai superar a crise deixada pelo coronavírus, já que é um empreendedor. E os empreendedores vivem em busca de transformar seu sonho em empreendimento e obstáculos existem para serem superados. 

▶ Comente aqui o que achou das dicas e compartilhe sua experiência conosco. Quais estratégias você empreendedor está buscando para superar esta crise. Talvez a sua ideia pode ajudar outros como você. Dê sua opinião! 

Conteúdos em destaque